quinta-feira, junho 03, 2010

+ FILMES

O PRÓXIMO FIL14041637mp6ME A SER POSTADO É UM CLÁSSICO QUE MARCOU A JUVENTUDE DE MUITOS NA DÉCADA DE 80. “FÚRIA DOS TITÃS” É UMA PRODUÇÃO DE 1981 E CONTINHA TODOS OS EFEITOS VISUAIS E TECNOLÓGICOS QUE A ÉPOCA PERMITIA.PODE PARECER NOSTALGICO MAS ESSE FILME SUPERA MUITOS DO SEU GENERO.QUEM ASSISTIU NÃO ESQUECE JAMAIS A ANTOLÓGICA CENA EM QUE JASÃO DESAFIA A MEDUSA.FILMAÇO PARA AS NOVAS GERAÇÕES!

Um comentário:

Anônimo disse...

Assisti novamente após o download, e fiz algumas comparações básicas entre o o filme de 1981 e o 2010.
Em primeiro lugar a produção de 1981 foi britânica e contou com nomes como Laurence Olivier como Zeus e Meggie Smith como Tétis. A estória gira em torno do desentendimento entre estes dois deuses quanto ao destino de seus filhos semideuses, Perseus e Cálibus. Este filho da deusa protetora da cidade de Joppa, entregou-se à vida mundana, caçou e matou os cavalos alados de Zeus, e por ele foi amaldiçoado com a deformidade, recolhendo-se aos pântanos. O grande problema é que Cálibus estava noivo da princesa da cidade, Andrômeda, e esta era por ele amaldiçoada para que toda a noite se dirigisse aos pântanos em uma espécie de projeção astral, e durante este transe ela trazia de volta um enigma que seus pretendentes deveriam resolver pra desposá-la, ou morrer tentando. Acontece que Tétis, vingando-se da deformidade que Zeus impusera a seu filho, retira Perseu de sua ilha e o leva a Joppa, onde usando um dos presentes dados por Zeus (o capacete de invisibilidade de Atena), entra no quarto da princesa, descobre a tramóia de Calibus e a liberta da maldição.
Marcada a data do casamento a pobre da mãe da noiva Cassiopéia, resolve comparar sua beleza à da deusa. Está aberta a temporada da guerra entre os titãs.
Uma grande diferença entre as tramas, e devo dizer que o primeiro filme é extremamente fiel à mitologia, é a presença de Hades na produção de 2010. Hades, assim como seus irmãs Poseidon e Zeus dividiram o universo, quando Zeus matou seu pai Cronos. Ele é soberano em seu reino no submundo, tanto do Tártaro quando dos campos Elíseos, não há disputa de poder entre os deuses soberanos. Que eu bem me recorde uma disputa entre o Olimpo e o reino dos mortos se deu uma única vez, quando do rapto de Perséfone, logo resolvida, pois a mãe da deusa, Deméter secou o mundo.
Também na produção de 1981, conta-se com a presença da belíssima Ursulla Andress, uma da mulheres mais belas de sua época e que dividiu a propaganda do sabonete Lux com Michele, Pfeifer, Sofia Loren, entre outras, no papel da deusa Afrodite, que não foi a deusa que castigou sua sacerdotisa transformando-a em Medusa, e sim a deusa Atena.
Por falar na deusa Atena, não posso deixar de me revoltar por tirarem a coruja Boobo da segunda versão, este construto feito por Hefestos para auxiliar Perseu, se originou da ordem do próprio Zeus, que mandou Atena entregar-lhe sua coruja, símbolo de sua sabedoria. O diálogo dos dois é um dos melhores do filme. Zeus diz a Atena "entregue-lhe sua coruja Boobo, esta é minha vontade", e na próxima cena, Atena está na forja de Hefesto e replica " Que o todo poderoso Zeus faça o Olimpo tremer, mas eu nunca me separerei de você, minha querida Boobo". É pra quem pode, afinal o oráculo previu que seria a deusa Atena a substituir seu pai. Mas esta é outra estória.