terça-feira, junho 07, 2011

OPS ...ESQUECI DE COMENTAR MAS VAMOS LÁ

A fatídica "Marcha da Maconha" ocorrida em 21 de maio em Sampa  revela algumas facetas de nosso belo, grandioso e adormecido país.
Primeira questão: o grupo de manifestantes pareceu-me muito disperso e apoliticos. Tinha de tudo: intelectuais de humanas da Usp, e muitos skatistas, jovens e gente que simplesmente gosta de um baseadinho. A questão é mais seria e profundamente politica. Aonde estavam os advogados, artistas e politicos ? 
Eu acredito mesmo que  algumas questões para serem mudadas começam com os gritos da rua. Mas, espero que não esteja enganado, a tal mobilização me pareceu mais simplista. Não é só o direito de fumar a cannabis que estava em jogo; estava em questão a ampliação dos direitos do cidadão. Para tanto muitos outros setores deveriam estar mobilizados. 
Faltaram politicos ( sim, estava a Soninha), organizações civis, propagandas e pessoas que inclusive não gostam de fumar, mas entendem que os direitos dos cidadãos poderiam ser ampliados. Cade o debate, algo alem da revista Veja, logico.
Enfim sou solidario com aqueles que lá estavam pois muitos apanharam covardemente. Mas quando iremos iniciar o debate serio e amplo com os medicos, juristas e a sociedade civil como um todo?
A segunda questão é mais facil de entender e mais absurda. Porque tanta virulencia da policia em uma passeata? O video da Folha.com mostrava tres policiais batendo em um menino. Que covardia! E a quantidade de spray pimenta no cinegrafista da Folha? Acabaram com o tubo meu... 
Isso me leva a pensar algo: será que os policiais ao baterem num jovem indefeso estavam pensando na sogra ou no proprio Governador do Estado? Não é possivel, era muita explosão de raiva. Acabaram por transferir muita raiva acumulada em seres destituidos de força e resistencia. Não serei eu o psicologo de um mundo doentio, mas houve transferencia, bateram pensando em algo que ia alem do que estava na frente.
Ou será que a truculencia da policia nunca desapareceu? Será que são seres incapazes de discernir quem é uma ameaça? 
Sem finalizar o assunto, posto aqui uma charge do Angeli. O humor chargistico tem a capacidade de desvendar o que é obscuro e revelar a verdade dos atos.


Nenhum comentário: