quarta-feira, junho 15, 2011

PENSAMENTOS DE NIETZSCHE

         Vou postar algumas frases soltas de Nietzsche e sabemos que fazer isso é um problema para entender qualquer autor. No caso de Nietzsche ler todas as suas obras ( e entende-las) implica alguns tormentos mentais, pois alguns conceitos mostraram-se contraditorios ao longo de sua produção. Suas frases são impactantes e, desse modo, ele se mostrou um grande nome das letras na Alemanha. Então o iniciado em tal filosofo alemão não se empolgue; se um dia achar que entendeu Nietzsche deve nega-lo e, assim buscar entender a si proprio. É o que o autor desejava; nada de seguidores, o além-homem é um ser livre que se reconstroi, criador de uma moral propria. Para mim a questão é como sobreviver em uma sociedade com tal postura autentica, livre. Sem finalizar nada aqui estão algumas citações aleatórias.

"Se queres elevar-te, exercita a arte de esquecer."

"Desejo eu aos que me interessam, o sofrimento, a solidão, a enfermidade, as perseguições, o opróbrio. Desejo que conheçam o profundo menosprezo de si próprios, o tormento da sua desconfiança, a angústia da derrota. E não os lastimo, pois que lhes desejo a coisa única de demonstrar se valem ou não: a resistencia. "

" Estado chama-se o mais frio de todos os monstros frios. Mente friamente, e eis aqui a mais mesquinha mentira que sai de sua boca: "Eu, o Estado, sou o Povo". Mentira! Os que criaram os povos e suspenderam sobre eles uma fé e um amor, eram criadores: serviram à vida. Os que armam ciladas ao maior número e chamam a isso Estado são destruidores: suspendem sobre si uma espada e mil apetites."
" Aprendi a andar; desde então corro. Aprendi a voar; desde então, não quero que me empurrem para mudar de lugar. Agora sou leve, agora vôo; agora me vejo no alto, acima de mim, agora um Deus dança em mim."

Nenhum comentário: