terça-feira, agosto 09, 2011

CRIMES DE GUERRA PARTE II

" NO FINAL DA GUERRA, O PROHETO MANHATTAN ERA MAIOR DO QUE TODA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA DOS ESTADO UNIDOS. MAS ESSE FOI APENAS O TRABALHO DE PREPARAÇÃO - O SUPRIMENTO DO MATERIAL NECESSÁRIO[...] SURGIAM PROBLEMAS CIENTIFICOS EM ESCALA JAMAIS ENCONTRADA ANTES. PARA ESSA TAREFA, SERIA NECESSÁRIO REUNIR AS MAIORES INTELIGENCIAS CIENTIFICAS DO PAÍS[...] A ESCURIDÃO DA ÚLTIMA HORA DA NOITE FOI SUBITAMENTE INTERROMPIDA POR UM CLARÃO INTENSO E OFUSCANTE, SEGUIDO DE UMA ESTRANHA E SILENCIOSA RAJADA DE CALOR. FORMOU-SE UMA IMENSA NUVEM EM FORMATO DE COGUMELO, SUBINDO GRADUALMENTE A 12 KM EM DIREÇÃO À ATMOSFERA. A ATERRIZADA FACE ESQUELÉTICA DE OPPENHEIMER ESTAVA CONSCIENTE DAS PALAVRAS DO BHAGAVAD-GITA QUE LHE VINHAM À MENTE:
          TRANSFORMEI-ME NA MORTE,
          A DESTRUIDORA DE MUNDOS."

     excerto do livro OPPENHEIMER E A BOMBA ATOMICA. 

...........................................................

" MUITOS MORTOS JAZIAM NOS JARDINS. NUMA BELA PONTE EM FORMA DE ARCO [O PADRE KLEINSORGE]PASSOU POR UMA MULHER NUA, QUE, EMBORA TIVESSE O CORPO INTEIRAMENTE QUEIMADO E VERMELHO, DOS PÉS À CABEÇA, AINDA ESTAVA VIVA.(...)O PADRE VIU UM UNIFORME. JULGANDO TRATAR-SE DE UM SOLDADO, APROXIMOU-SE, MAS AO PENETRAR NA VEGETAÇÃO, DEPAROU-SE COM UNS VINTE HOMENS, TODOS NO MESMO ESTADO HORRIPILANTE: O ROSTO INTEIRAMENTE QUEIMADO, AS ÓRBITAS VAZIAS, AS FACES MARCADAS PELO LÍQUIDO QUE ESCORRERA DAS CÓRNEAS DERRETIDAS. DEVIAM ESTAR OLHANDO PARA CIMA, QUANDO A BOMBA EXPLODIU; TALVEZ PERTENCESSEM À DEFESA ANTIÁEREA."

        excerto de HIROSHIMA, livro de JOHN HERSEY

........................................................

essa sombra de um homem e a escada não desaparecem do cenario de Hiroshima. A potente onda de calor simplesmente fez desaparecer o homem mas não a tragédia da cena 

era uma pessoa sentada numa escada

 







Um comentário:

Anônimo disse...

SR. B.,

SEGUE MEU ENDEREÇO, ESCREVA, POR FAVOR, QUERO FALAR COM O SR.

arnaldoreisp@yahoo.com.br

SAUDAÇÕES AMIGAS.
A.